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Publicado em 15 de setembro de 2021

Dia do Cliente: veja promoções com até 50% de desconto em Pernambuco

Nesta quarta-feira (15), é comemorado o Dia do Cliente. A data tem sido vista por pequenos, médios e grandes negócios como uma excelente oportunidade para alavancar as vendas e movimentar o caixa retido pela crise econômica. Por isso, as companhias prepararam ofertas e ações promocionais para atrair os clientes que, nos últimos meses, têm sofrido com a pressão cada vez mais forte da inflação sobre os preços.

Desde o último dia 5, o RioMar Recife disponibiliza seleção de ofertas e produtos disponíveis para as compras pela internet, por meio da plataforma RioMar Online. No site é possível encontrar descontos de até 50%. Além disso, o cliente não precisa pagar o frete na primeira ou compra ou naquelas acima de R$ 250.

Já o JC Clube, clube de vantagens do Jornal do Commercio, irá comemorar o Dia do Cliente com vouchers de R$ 300 (cada) na Prata Rara e Magrass. Ao todo, os sócios irão concorrer a oito vouchers de R$ 300 (cada), cinco da Magrass e três da Prata Rara, que serão premiados pelo site ou App, disponível para Android e iOS, do clube de vantagens.

Para concorrer ao voucher de R$ 300, é preciso acessar o site do JC Clube ou App, clicar na aba “promoções” e, na sequência, em “clique e participe”.

No Mercado Livre, até o dia 19 de setembro, os clientes podem ter desconto de R$ 200 em compras acima de R$ 1.999, R$ 100 nas acima de R$ 999 e R$ 30 para as acima de R$ 279. O benefício é concedido mediante cupons que são limitados a um por CPF. As condições também oferecem até 40% de desconto na compra de smartphones, até 70% em produtos internacionais e artigos de moda.

A Americanas também conta com excelentes ofertas, cujos descontos são de até 60% e frete grátis para compras realizadas no aplicativo ou site da empresa. As ofertas são válidas até o dia 19 de setembro. Entre os itens com valor promocional, tem televisão de 50 polegadas por R$ 2,7 mil; e smartphones com mais de 30% de desconto. Há ainda notebooks, eletrodomésticos e artigos de beleza na promoção.

Até o dia 19, a campanha “Me Completa”, de O Boticário, dá um refil de 400ml na compra de uma loção de 400ml das linhas Nativa SPA e Cuide-se Bem. Promoção disponível em lojas físicas, app e e-commerce. A gigante da telefonia TIM colocou smartphones, acessórios e wearables em promoção. O Motorola Edge 20 Lite sai de R$ 2.999 (pré-pago) por R$ R$ 1.499 (TIM Black 25GB). Até 30 de setembro, o TIM Live Banda Larga tem desconto na mensalidade e navegação com velocidade acima da contratada. Promoções em lojas físicas e no site.

Dicas do Procon-PE

O Procon de Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), resolveu comemorar o Dia do Cliente divulgando um resumo dos principais direitos fundamentados no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Acompanhe.

Propaganda enganosa

Durante as compras, o consumidor deve ficar atento à publicidade enganosa. Exija que o produto que você for comprar seja exatamente igual ao anunciado. De acordo com o artigo 37 do CDC, é proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

Nota fiscal

Seguindo o artigo 6 do CDC, a informação sobre o produto deve ser adequada e clara, inclusive em relação ao preço cobrado e as opções de pagamento. A emissão da nota fiscal é obrigatória, além de se tratar de uma maneira de provar que o produto foi comprado naquele estabelecimento comercial. Em caso de perda da nota fiscal, o estabelecimento não é obrigado a fornecer a segunda via, apenas uma declaração. Caso o consumidor tenha informado o CPF na nota, é possível ter acesso a 2º via da nota na sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Limite mínimo no cartão

No artigo 39, do inciso I, fica disposto que o comerciante não pode impor limites quantitativos. Portanto, fica proibida a cobrança dos valores mínimos para compras no cartão de crédito ou débito.

Compras fora da loja física

No caso de compras virtuais ou por catálogo, o consumidor não pode experimentar nem verificar qual é o material usado na fabricação nem tem como avaliar o produto em mãos. Mas o artigo 49 do CDC garante ao cliente o direito de arrependimento pela compra. Amparado na lei, o comprador pode pedir a troca ou a devolução da mercadoria em sete dias, sem justificar os motivos nem sofrer penalidade, contando a partir do recebimento do produto.

Contrato de fidelização

De acordo com o artigo 10-B do CDC, o fornecedor é proibido de impor como condição para prestação do serviço ou fornecimento do produto, a assinatura de contrato de fidelização, colocando um prazo mínimo de permanência.

Crédito e vendas à prazo

Com base no artigo 30, o fornecedor que oferece parcelamento ou financiamento de seus produtos ou serviços é obrigado a informar o valor do preço à vista; o total a prazo; a quantidade de parcelas; valor das parcelas; a taxa de juros mensais e a taxa de juros anuais.

Promoções e liquidações

O fornecedor deve divulgar nos casos de promoções e liquidações, o valor original do produto e o valor promocional, conforme consta no artigo 34.

O consumidor pode acessar o site do Governo Federal para conferir o Código de Defesa do Consumidor por completo. Em caso de desrespeitos a esse ou outros direitos previstos no CDC, o Procon-PE oferece atendimento presencial no órgão, mas é preciso realizar agendamento pelo site: www.proconpe.gov.br ou pelo email [email protected] O consumidor pode ter mais informações através do 0800-282-1512, pelo Whatsapp (81) 3181.7000, ou no instagram: @proconpe.

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